domingo, 14 de julho de 2013

JMJ 2013: Todos com Pedro, a Jesus, por Maria!


“Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam

Todos com Pedro, a Jesus, por Maria! É o que gostava de dizer São Josemaria Escrivá. Antes da eleição do Beato João XXIII, cuja canonização já foi aprovada pelo Papa Francisco, Monsenhor Escrivá dizia a todos os seus filhos espirituais:

“Queria voltar a falar-vos da próxima eleição do Santo Padre. Conheceis, meus filhos, o amor que temos ao Papa. Depois de Jesus e de Maria, amamos com toda a nossa alma o Papa, seja ele quem for. Por isso, ao Romano Pontífice que virá, já o estimamos. Estamos decididos a servi-lo com toda a vida. Rezai, oferecei ao Senhor até os momentos de diversão. Até isso oferecemos a Nosso Senhor pelo Papa que vem, tal como oferecemos a Missa, todos estes dias, como oferecemos… até a respiração”. Palavras de S. Josemaria em 1958.

Pois bem, nestes dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, devemos ter em mente essa curta frase.

1. A quem vamos? Vamos a Jesus, Nosso Senhor, que nos espera no Rio para falar a cada um de nós, seja pelas luzes que nos dará, seja pela boca do Santo Padre, seja pelos milhões de irmãos que lá encontraremos. É importante ter essa certeza: o Senhor quer nos falar. Para isso precisamos estar sensíveis, dispostos, com os ouvidos e o coração atentos.

Como então me preparar? Deus se oferece a nós nos Sacramentos, então busquemo-los, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação. Outra boa maneira é ler a mensagem escrita ainda pelo Papa Emérito Bento XVI para a JMJ (eis o link). Enfim, tenhamos em mente que não iremos apenas “ver o Papa”, o nosso objetivo maior é ir a Cristo, que nos convida e nos espera.

2. Com quem vamos?  Vamos com Pedro, a pedra da Igreja, que hoje se chama Francisco. Certa vez me falaram que, quando somos batizados, acontece como se recebêssemos um chip, o qual “alerta” em algumas ocasiões da nossa vida, uma delas é quando estamos com o Papa.

Que assim seja o nosso amor pelo Santo Padre, um amor teologal, infundido por Deus mesmo, não uma emoção de “tietes” que encontram alguém famoso. Façamos essa reflexão: como tenho amado o Sucessor de Pedro? Além disso, tenho oferecido orações ou mortificações por ele e pela JMJ?

Prestemos bastante atenção às palavras que o Sumo Pontífice nos dirá, pois cada uma delas moverá nosso coração e o transformará, se assim nós permitirmos.

3. Vamos por meio de quem? Vamos por Maria, a Mãe do Senhor e Nossa Mãe. Se Jesus quis vir a nós por meio da Bem-aventurada, também nós devemos chegar até Ele através de Maria. Tenhamos a certeza de que Nossa Senhora nos acompanhará nessa peregrinação, como acompanhou seu Filho em todos os momentos de Sua vida, por isso invoquemo-La sempre. “Minha Mãe Imaculada, intercedei por nós!”

Maria edifica continuamente a Igreja, reúne-a, mantém-na coesa. É difícil ter autêntica devoção à Virgem sem nos sentirmos mais vinculados aos outros membros do Corpo Místico e também mais unidos à sua cabeça visível, o Papa. Por isso me agrada repetir: Todos, com Pedro, a Jesus, por Maria! E assim, ao reconhecer-nos como parte da Igreja e convidados a sentir-nos irmãos na Fé, descobrimos mais profundamente a fraternidade que nos une à Humanidade inteira, porque a Igreja foi enviada por Cristo a todos os homens e a todos os povos. São Josemaria Escrivá, Cristo que passa, 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário